Poli-oxi-metileno pode ser um nome complexo de falar, não é? Mas vamos sintetizar que esse material é um dos melhores polímeros de engenharia que existe atualmente para desenvolvimento de peças de altíssima resistência e durabilidade. O POM, como também é conhecido, é um polímero semicristalino, descoberto em 1956, que surgiu da polimerização do formol aldeído com a adição de grupos terminais acetato. Podendo-se constatar que o Poliacetal possui características bem próximas às do aço e outros metais, Em Resumo o Poliacetal trata-se de um termoplástico com características que o torna um material incomparável quando se trata de estabilidade e rigidez.
Informações técnicas do Plástico Poliacetal:
- Excelente estabilidade dimensional;
- Elevada rigidez;
- Boa resistência ao impacto e tração;
- Boa resistência a deformação com o calor;
- Alta resistência a flexões alternadas;
- Baixo coeficiente de atrito;
- Absorve vibrações;
- Tóxico e corrosivo;
- Elevada resistência a agentes químicos
- Boa resistência mecânica;
- Boa resistência dielétrica;
- Boa resistência a substâncias orgânicas;
- Tenacidade, mesmo em baixa temperatura;
- Alto módulo de elasticidade;
- Antiaderente;
- Baixíssima absorção de umidade;
- Facilmente usinado;
- Baixíssima absorção de umidade;
- Facilmente usinado;
Características do Plástico poliacetal
As resinas, altamente cristalizadas, são fortes (resistentes – compressão teórica de 90MPa), rígidas e apresentam boa resistência à umidade, ao calor e aos solventes, A usinagem pode ser executada rapidamente com o emprego de máquina para metais ou madeira. Além disso, sua absorção de umidade possui uma condutividade térmica baixa, o que proporciona melhor estabilidade dimensional, uma excelente usinabilidade e um bom polimento, Entretanto, apesar da versatilidade do POM, algumas informações são importantes na hora de escolher o material. O Poliacetal tem uma condutividade baixa, que torna conveniente evitar qualquer aquecimento excessivo durante a usinagem, pois pode gerar tensões internas, prejudiciais à geometria e às dimensões da peça acabada.
Copolímero
O Poliacetal Copolímero é obtido através da união de óxido de etileno e trioxano. Em sua produção, rompe-se a regularidade da cadeia polimérica pela adição de outro monômero. Quando se incorpora moléculas com dois grupos metilenos consecutivos diminui-se a tendência à despolimerização, levando ao aumento da estabilidade térmica, A presença de ligação C-C distribuídas aleatoriamente aumenta a resistência em ambientes altamente alcalinos e a estabilidade térmica e química. Quando submetido a altas temperaturas, a degradação é interrompida ao alcançar essas ligações. Tem menores níveis de cristalinidade, que lhe proporcionam melhor estabilidade dimensional e diminui o atrito e desgaste em comparação com o Poliacetal Homopolímero.
Homopolímero
O Homopolímero é obtido através da polimerização do formaldeído e adição de grupos terminais acetato, Esse Poliacetal apresenta alta resistência à tração, compressão e cisalhamento, mesmo que submetido a altas temperaturas, e também resiste a fadiga, lubricidade natural e corrosão, Rígido e com baixa deformação sob carga, apresenta alta resistência em uma ampla faixa de temperatura e umidade, As propriedades elétricas são boas e pouquíssimo afetadas pelas variações de umidade no ambiente, É inerte a uma grande variedade de solvente e compostos orgânicos, como gasolina, graxa e éteres. Possui baixa absorção de água e boa estabilidade dimensional em ambientes muito úmidos.
Precisa comprar ou solicitar cotação, ligue (11) 3229-6699, envie e-mail para contato@celpan.com.br ou solicite contato via WhatsApp no canto direito inferior da tela, ou acesse nosso ecommerce
Sobre o Autor